Grupo de Pesquisa RI-UNO presente em evento internacional

No dia 14 de julho, o Professor Giovanni Olsson participou como painelista sobre o tema “Diversified Approches to Local-Global Relations” durante o Congresso Internacional da Associação Internacional de Ciência Politica (The IPSA World Congress of Political Science). Durante o painel, ele apresentou o trabalho intitulado “Actors Power in Contemporary International Society: Recasting the Power Over and Power To Debate in Global-Local Articulations”.
No trabalho, são analisados os debates contemporâneos sobre o poder e suas contribuições para a compreensão da importância e da dinâmica da atuação dos novos atores, particularmente os movimentos sociais globais-locais. Além de fontes de pesquisa internacionais, o trabalho também utiliza estudos recentes brasileiros, e experiências regionais de movimentos sociais, enfatizando a vocação comunitária e regional da UNOCHAPECO.
O Congresso Internacional da Associação Internacional de Ciência Politica (The IPSA World Congress of Political Science) é o maior evento global que agrega pesquisadores de temas contemporâneos da política e das relações internacionais. Em face das restrições da pandemia, o Congresso foi realizado por plataforma virtual, entre 10 e 15 de julho.
O evento é promovido anualmente pela International Political Science Association (https://www.ipsa.org/), da qual o professor é membro desde 2016 e integrante do Comitê de Pesquisa “Global-Local Relations”, que reune pesquisadores de 42 países. A participação no Comitê de Pesquisa tem sido frutífera, e auxiliado na expansão e no aprofundamento das pesquisas na UNOCHAPECO, especialmente no âmbito do Grupo de Pesquisa “Relações Internacionais, Direito e Poder: atores e desenvolvimento pluridimensional”.
Em 2018, um projeto apresentado pelo professor em conjunto com outro pesquisador do mesmo Comitê, Prof. Dr. Neil Renwick (Universidade de Coventry), foi aprovado pelo Newton Fund/British Council e contemplado com recursos do Governo Britânico para a realização de um Workshop na Unochapeco. O evento ocorreu em agosto de 2018 como um Researcher Links Workshop para debater exatamente as relações globais-locais e o desenvolvimento (“Governance and actors roles in sustainable development in a global-local framework”), contando com a participação de 25 especialistas britânicos e brasileiros, além de representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e de entidades comerciais e industriais da região.
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.